exquisioTeorias

Esquizofrenias & Esquisitices

quarta-feira, setembro 27, 2006

Leitura

Já topei por aí com alguns dos personagens de A vida que ninguém vê,, livro da Eliane Brum. Mas o principal encontro que o livro me deu foi com o jornalismo em que eu acredito.

Quando eu li A Prática da Reportagem, do Ricardo Kotscho, eu descobri porque estava cursando jornalismo e ao mesmo tempo pensei que aquele tipo de reportagem não tinha mais espaço nos jornais. Mas talvez não sejam os jornais que não tenham espaço. Faltam jornalistas que saibam ver.

Não só as crônicas do livro, mas o capítulo "Sobre a melhor profissão do mundo" é uma aula de jornalismo, como poucas que eu tive.

E a frase do Kotscho no posfácio mostra que os repórteres foram embaçando a visão ao longo do tempo.

"Ao ler o que Eliane escreve hoje, ninguém mais poderá dizer que já não se produzem grandes repórteres como antigamente.

Talvez seja os bancos universitários que atrofiam o nosso globo ocular. Definitivamente, o curso de jornalismo não forma repórteres.

Mas muito tem a ver com a sensibilidade de cada um, saber usar o medo ao seu favor e um pouco de sorte. Eis a fórmula para grandes jornalistas.

Difícil é conjugar estes três fatores.