exquisioTeorias

Esquizofrenias & Esquisitices

terça-feira, setembro 05, 2006

Cinema da hora

De um lado do avião, passageiros rezam a oração do Pai Nosso, do outro, Alá é invocado. Em nome de um mesmo pai, só que com nomes diferentes, é que precisam rezar os ocupantes do Vôo 93. Uns torcendo pela vida, outros pela morte.

Antes de entrar no cinema no fim de semana para assistir ao filme, um casal de conhecidos estava saindo da sessão chocados. Fui preparada para o pior. Mas apesar de alguma cenas fortes, que quase não conseguimos enxergar direito, porque são ao estilo hand-cam, o caráter documental também tira um pouco da emoção e quebra a tensão. Há muitas cenas dos controladores de vôos, o que torna um pouco chato.

Mas é impossível ficar indiferente ao rever as cenas dos aviões entrando nas torres gêmeas. Eu senti novamente o peso da história que a minha geração vivenciou.

O que aconteceu com o quarto avião seqüestrado no dia 11 de setembro de 2001 instigou muito a minha imaginação na época e várias teorias da conspiração que vieram depois. Entre elas, se o avião havia sido abatido pelo governo americano, o que eu achava plausível. O filme mostra que não. O que é verdade ou não, nunca saberemos. Mas a recriação cinematográfica é bem interessante. E mesmo sabendo o final, torcemos por seus personagens e nos identificamos, porque diante da morte iminente, quem não tentaria uma última chance de salvar a própria vida?