exquisioTeorias

Esquizofrenias & Esquisitices

quarta-feira, novembro 22, 2006

Buenos Aires: Capítulos a parte - I

Eu já sabia que além dos catarinas, também existe uma certa contrariedade generalizada pelos argentinos. Bom, só agora tive a comprovação. E pior ainda, eles não têm educación. Na maioria dos lugares fomos mal atendidos. Na livraria El Ateneo da Florida, falamos com um funcionário que não deixou o que estava fazendo, não ergueu a cabeça, sequer sabíamos se estava escutando a informação que pedíamos. Mas haviam exceções, ainda bem!

Quando fui a Santa, me irritei com algumas coisas do tipo:
• ter abajur no hotel e não ter tomada
• nas confeitarias, ao invés de escreverem na comanda 5 cafés, eles repetima 5 vezes o valor do produto.

Pois na Argentina, o lixinho do banheiro no hotel ficava a quilômetros do alcance das mãos. Todos os dias eu trocava e no dia seguinte, insistiam no erro. Em vários lugares, não adiantava dar alguma moeda ou nota a mais para facilitar o troco. Eles simplesmente não compreendiam o que eu queria com isso! Agora saber cobrar la propina eles sabem! Ô se sabem! Aprendi na prática e 10 pesos mais pobres que não dá para dar mole!

Também já ouvi falar falta de paciência dos parisienses com os turistas. Mas acho que se fosse na minha cidade também acharia um saco. Na El Ateneo, que era um teatro e foi transformada em livraria, fiquei tirando fotos nos camarotes reservados para sentar e dar uma conferida nos livros. O cara ao meu lado, tentando se concentrar estava com cara de poucos amigos para minhas poses. No lugar dele, eu acho que também ficaria irritada.

Mas tenho que admitir o quanto são civilizados em outros aspectos. Por exemplo, nos ônibus, não há cobradores, e todos vão ali na máquina e pagam sua passagem. Por acá, com cobrador, sempre tem gente que não paga...

Dizem que Buenos Aires é maravilhosa, mas é uma pena que tenha os argentinos. Como o primeiro item supera o segundo, vou comentando aos poucos algumas coisas que me gustaram!