Indonésia
Pouco sabia sobre este país da Ásia até bem pouco tempo. Agora, por conta de um amigo muito querido que está jogando vôlei por lá, descobri várias coisas. E também pelas notícias que nos últimos dias tem saído na imprensa, sobre os brasileiros presos por tráfico de drogas que estão condenados à morte naquele país.
Este lugar, separado por dois oceanos do nosso, é todo desintegrado, com várias ilhas navegando "pelos mares do mundo", assim como a Sbórnia. A maioria do povo é mulçulmano e portanto, bem conservadores. Apesar desta postura não parecer combinar com o cenário local, praias maravilhosas que dão uma sensação de liberdade total, lá nem tudo é assim. E foi por isso que os dois brasileiros acabaram sendo condenados à morte pelo tráfico de drogas. Mas dinheiro parece que compra tudo, e eles estão tendo várias regalias na prisão, que mais parece uma "pousada", como eles próprios definiram o sistema carcerário onde estão. Leiam a reportagem que o Jornal Já, aqui de Porto Alegre fez. Apesar de um pouco tendenciosa revela algumas coisas importantes. Não sou a favor da pena de morte pela coerência de que não pode se dar uma punição cometendo também um crime. Mas já que eles foram pegos num país que pune com severidade o tráfico (o que é muito correto, já que a impunidade é o maior facilitador às drogas) devem pagar pelo o que fizeram no rigor da Indonésia. Minha opinião se reforçou depois que li a matéria.
Recomendo a leitura, já que o os jornais tem feito uma cobertura isenta e que na minha opinião nos faz mais sentir pena de nossos conterrâneos do que qualquer outra coisa. Mas eles fazem tráfico, assim como Beira-mar. E é triste ver que o dinheiro compra muitas coisas e para quem achava que isso só acontecia no Brasil, está aí a prova. Lendo a matéria e os valores que a mãe de um deles sorteou lá como se fosse o Silvio Santos, entendi agora porque o meu amigo compra DVD a R$ 1,50!
<< Home