exquisioTeorias

Esquizofrenias & Esquisitices

quarta-feira, novembro 23, 2005

Envelhecer

Eu não quero envelhecer, porque inevitavelmente isso me aproxima mais da morte natural. E eu não quero morrer. Não por medo. Simplesmente porque queria pagar pra ver até o fim, porque eu amo a vida.

Mas daí o único consolo da velhice é a sabedoria e vem o Woody Allen e declara isto:

"Todas as besteiras que te contam sobre alcançar a felicidade e ter um tipo de sabedoria nos anos de maturidade – é tudo lixo", afirmou Allen, que completa 70 anos no dia 1 de dezembro. "Não ganhei sabedoria, nenhum insight, nenhuma maturidade. Eu cometeria todos os mesmos erros de novo, hoje."

Ao mesmo tempo que isto é um alento, e me absolve de não ter que saber tudo que eu tenho vontade de aprender hoje, aos 70 anos. Nesta frase não há arrependimento, que este é o maior dos pecados, porque o que está feito está feito. Mas também é angustiante, porque virão as rugas, as dores pelo corpo, as dificuldades para os mais simples atos, a aparência diferente, vai se a vitalidade e não há nada de recompensador nisso. A morte dirão alguns, que é um descanso. Eu não sei. E taí a única coisa que não queria pagar para ver, pois de qualquer forma um dia irei ter me com ela.

Esse monte de merchandising para a "melhor idade" é tudo balela. Um jeito mais agradével de ver chegar esta fase degradativa. Pois se a humanidade pudesse optar
entre a terceira idade e a juventude eterna, aposto que ficava com a segunda opção. Eu ficava! E taí, O Allen quebrou este clichê. Jogou no ventilador: quer saber, a gente não ganha sabedoria porra nenhuma! Mais uma balela, mais um alento.

O ser humano vive encontrando desculpas para o inevitável.