exquisioTeorias

Esquizofrenias & Esquisitices

terça-feira, junho 21, 2005

Adorei isso

Realiza: eu estou sozinha em casa e quero dar uma volta. Vou até um dos bares da Cidade Baixa. Eu estou numa das comunidades do Dodgeball e mando uma mensagem de texto do meu celular para o respectivo site. O sistema localiza pessoas que fazem parte da minha rede de amigos (como do orkut) e que estejam também no bairro. Aí eu posso mandar mensagens para ver em que boteco a galera está se embriagando e caso eu não saiba o endereço, o sistema localiza para mim também. É o fim da solidão! Mas também, cada vez mais podemos ter um certo controle sobre as pessoas. Voyerismo total.

Isso é caminho inverso do que se pensava da tecnologia quando elas começaram a surgir. Se falava que cada vez mais as pessoas se isolariam, que não iam mais sair de casa para ficar na internet, trocando a conversa interpessoal pelos mecanismos da rede. É verdade em que há momentos em que isso acontece. Eu mesmo, há pouco tempo fiquei numa festa na internet e um domingo inteiro conversando com várias pessoas, que talvez não conseguiria conversar ao mesmo tempo num mesmo ambiente. Tem que saber dosar e aproveitar as vantagens que o meio propicia. Uma delas, sem dúvida, é a facilidade com que nos comunicamos com pessoas que estão muito distantes de nós, pelo mesmo custo que falar com o vizinho ao telefone. Só por isso toda tecnologia já vale.

Veja a explicação melhor no
blog do boss.

Mas é fato: a humanidade caminha rumo à segmentação e a tudo que lembre reality show. Às vezes, acho que uso demais o blog como diário pessoal, mas isso interessa as pessoas. Conversando com alguns que fazem parte da minha humilde audiência, vejo que eles acessam este canal justamente para saber o que eu andei fazendo. E confesso: eu leio blog dos amigos por voyerismo, leio scraps dos outros no orkut, só não comprei um binóculo para espionar os vizinhos, porque da minha janela não avisto nenhuma outra. Não isso não. Sou voyer do que é público, do que está acessível a mim. Nem preciso dizer que sou fã do Big Brother.

Cada vez fico mais fascinada pelas tecnologias multimídias e suas possibilidades. Me sinto contente de estar trabalhando já numa área de futuro e ter acesso a estas transformações.