exquisioTeorias

Esquizofrenias & Esquisitices

sábado, abril 16, 2005

Teoria n° 10

Acho que nosso corpo se adapta ao meio. Uma só vez tive tendinite. Trabalhava como repórter, digitava muito. Depois fiz trabalhos que a dependência do micro era muito maior, como diagramação e tratamento de imagem. Passava todo tempo em frente a ele e com o braço direito pendurado no mouse e o esquerdo a postos para os atalhos. E nunca mais tive tal lesão nos tendões.

Pois ontem fiz uma prova, toda escrita a mão. Preenchi uma folha A4 pautada dos dois lados e saí com uma dor horrível no braço. Durante o exame tinha que parar e massagear a mão para poder continuar escrevendo. Só que uma folha frente e verso preenchida a mão não é nada se comparado a tudo que escrevia durante uma aula do ensino médio ou fundamental. Eram praticamente 4h dando uma de copista. Mas depois vieram os xeroxs da vida e, adeus quadro negro! Os trabalhos digitados em computador... fato é que hoje meu corpo aceita muito mais a atividade da informática do que a escrita manual. Acho que nosso corpo vai mesmo se adaptando. Dos Australopithecus até o Homo sapiens, passando pelo Homem de Neanderthal e Homo erectus muito houve de evolução; A condição física foi se transformando para a sobrevivência, devido a fatores climáticos, geográficos e para ter condições de catar o próprio alimento.

Eu nasci no meio da revolução da informática. Peguei tanto a fase em que ela não existia no meu cotidiano, quanto agora que é a minha realidade, meu trabalho, mesmo tendo uma profissão anterior a isso. Será que as próximas gerações já vão nascer com uma alteração genética para estarem aptos a digitar com mais facilidade, usar o mouse com precisão e ler no monitor sem que tenha que enrugar os olhos. Tudo isso sem prejudicar a saúde?