exquisioTeorias

Esquizofrenias & Esquisitices

quarta-feira, abril 06, 2005

Última frase

Terminei ontem, finalmente, de ler Memórias Póstumas de Brás Cubas e a última frase do livro me tocou fundo. Eu não quero ter filhos e o trecho me fez pensar sobre o assunto e ao mesmo tempo justifica o meu desejo.

"Porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: - Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."

A últimas palavras de um livro sempre tem um certo impacto, porque é o momento que você fecha-o, com as mãos juntas aproxima-o do rosto e se põe a pensar sobre toda a história, sobre aquilo que você aprendeu com aquela leitura e a vida parece que será diferente dali para frente. Pois foi assim que me senti, por um breve instante, a vontade de não ter filhos pareceu triste, já que Brás se arrependeu disso, e se arrependeu depois da morte, quando não tinha mais volta. Todo mundo diz que vou mudar de idéia quanto a isto. Pode ser, até agora nada me convenceu. Mas com certeza, as últimas frases do personagem póstumo de Machado sempre terão um peso na minha decisão.