exquisioTeorias

Esquizofrenias & Esquisitices

sexta-feira, abril 22, 2005

Coisas que só tem em Porto Alegre

Venho de uma cidade de 150 mil habitantes da Região Metropolitana (como jornalista estou dando os dados, daí digam o que quiser - cidade pequena, frog down city, interior). E tem coisas que vejo em Porto Alegre que nunca vi acontecerem aqui (estou em minha terra natal hoje). E isto me faz me encantar mais ainda por essa pequena grande cidade, a Capital dos gaúchos.

Para exemplificar o que estou dizendo vou citar duas situações que fazem parte do meu cotidiano:

Circular Praça XV

O C2 é o ônibus que me esforço para utilizar para ir ao trabalho, já que ele é demorado e dá muitas voltas, mas é o único que passa mais perto de casa. Mas o que quero registrar aqui, é a minha admiração ao ver que praticamente todas as pessoas que entram no coletivo cumprimentam o cobrador e o motorista. E muitos dos passageiros trocam idéias com o segundo como se fossem velhos conhecidos, falando dos filhos, netos...

E em datas comemorativas o ônibus é decorado com fitas coloridas e balões. No fundo sempre tem um cartaz com cartolina (lembra da cartolina?) escrito Aos nossos passageiros desejamos uma Feliz Páscoa... e por aí vai.

Churras na Andradas

Outra coisa curiosa é um pessoal que faz churrasco numa calçada da Andradas perto da João Manoel. Acho que eles se juntam com o dono do bar da frente, que empresta umas mesinhas e dale assar carne no passeio! Com direito a avental e tudo para o assador!

São pequenas coisas que fazem diferença numa cidade que apesar disso tem muitas indiferenças.