exquisioTeorias

Esquizofrenias & Esquisitices

quarta-feira, outubro 11, 2006

Mais aulinhas

Além de História da Arte Brasileira, comecei na semana passada outro curso de História da Arte: Vanguardas Históricas.

Entrei na metade do semestre e minha primeira aula foi sobre impressionismo e pós-impressionismo. Estudamos Edgar Degas e Paul Cézanne.

Perdi a história da fotografia, que eu não curto muito, apesar de gostar de foto. E como minha professora é super detalhista e não deixa passar nada, tudo indica que o curso continua no ano que vem. E agora estou compreendendo melhor tudo que estou lendo no meu livro de cabeceira (indicação ali ao lado).

Foi interessante ver a influência dos instântaneos (novidade na fotografia da época) na obra de Degas, que pintava momentos, como os eternizados pelas câmeras e com enquadramentos e cortes, tal como uma fotografia. Eu que diriamente vivo dando um corte aqui e ali nas fotos que vão para o jornal, adorei saber que isso também foi usado na pintura. Além do toque voyeur, onde seus personagens aparecem sempre como que observados (veja na pintura abaixo).

Já Cézanne, que vamos continuar estudando na próxima aula, para mim, seu maior atributo é acabar um pouco com a genialidade de Picasso, pois o cubismo começou com as pinceladas geometrizadas e as perspectivas múltiplas nas naturezas mortas de Cézanne. Mas ainda vamos estudar o artista espanhol, e hoje, comprei um livro sobre ele. Pode ser que eu me renda ao gênio e o aclame como o maior. Mas para mim, mestre mesmo é Mondrian


A banheira, Edgar Degas, 1886, Museu de Orsay