exquisioTeorias

Esquizofrenias & Esquisitices

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Insônia

Com o friozinho que tem feito à noite, resolvi tomar um café quando cheguei do trabalho ontem, depois da meia-noite e depois disso deitar o mais cedo possível para acordar num horário razoável no dia seguinte para ir a Sapucaia.

Só que a cafeína liberou poesia. Eu não conseguia dormir e várias coisas vinham na minha cabeça. Acendia a luminária, pegava a agenda e escrevia. Voltava a tentar dormir e nada. Acessos de inspiração me cutucaram até às 4h30min. Quando enfim pensei que ia dormir, minha mente me assalta querendo formular este post!

Eu era metida a poetisa quando tinha uns 10-12 anos. Cheguei uma vez a escrever um poema, que não lembro, mas era algo como "Sou poeta sem descanso/Estou sempre a criar/Se estou no meu canto, logo uma inspiração bate e tenho que me levantar..."

Foi o que me aconteceu esta madrugada. E a culpa não é do café. Nos meus tempos de offline, em que trabalhava até às 4h, 5h da manhã, eu sempre tomava café antes dormir.

Mas enfim, toda essa verborragia mental, fruto da minha insônia, será publicada acompanhada da descrição "Da série poesia que me tirou o sono". A primeira delas vaí aí:

Uma xícara de café
fez dormir meu sono
e despertar a poesia

E cá estou eu,
me virando na cama
com os versos
a me revirar o pensamento.

E o sono,
que era sempre companheiro
deu bom dia para a rima
e agora só sonho de olhos abertos
tudo em prosa e verso.