exquisioTeorias

Esquizofrenias & Esquisitices

domingo, outubro 23, 2005

+ Bienal

Se meu Trabalho de Conclusão do curso de Jornalismo fosse uma tese de mestrado eu conseguiria prová-la com a 5ª Bienal do Mercosul. Nele, disse que páginas de um jornal diagramadas são obras de arte. Hoje fui no Museu de Comunicação Hipólito José da Costa e lá estavam as páginas diagramadas por Amilcar de Castro como obras de arte.

Foi legal ver a evolução do Jornal do Brasil (história essa que pode ser conferida no livro Dois estudos de Comunicação Visual, de Washington Dias Lessa) e ver como ele introduziu aos poucos as mudanças. Algumas coisas ainda primitivas e confusas, mas era a realidade da época. E no Suplemento Dominical do JB já o uso de brancos, tendência hoje mundial do design e adotada por Zero Hora no último dia 12 de setembro.

Amei as páginas diagramadas do Manifesto Neoconcreto e li todo o texto. Falava de Modrian e Gestalt, que também usei no meu trabalho e cada vez percebo mais que há um mundo imenso para mim descobrir na linguagem visual e quem sabe conseguir enfim, ter uma teoria sobre a diagramação. Pelo menos meu mestrado nessa área acho que está garantindo... O trabalho de conclusão foi um imenso desafio devido ao pouco material existente, mas eu não vou me cansar de procurar.

No MARGS, além dos "desenhos" de Amilcar, já que ele diz que não é pintor, miniaturas de suas esculturas, bem como eu queria para levar para casa. Invejo os donos dessas coleções particulares. E uma descoberta, brincos com réplica de suas obras. Fiquei fascinada. Eu que nunca fui muito de dar importância para jóias, amei os brincos! Faz meses que procuro por pares desses diferentes e não encontro nada nas lojas que me agrade, de bijuteria, é claro, pois essas são as únicas peças que não saio de casa sem, e agora encontro essas raridades! Eu quero!


"Eu sou um gráfico, como o Mondrian, e prefiro fazer só o que eu sei fazer." Amilcar de Castro