exquisioTeorias

Esquizofrenias & Esquisitices

domingo, janeiro 08, 2006

Teoria sobre os amantes

Almocei no shopping hoje na companhia de Nelson Rodrigues. Fiquei pensando que amante é uma palavra pouco usada hoje. Ninguém mais tem amantes, têm-se casos. E amante é uma palavra tão bonita. Significa aquele que ama. Bem melhor que esposa, marido ou cônjuge. Amante vem do latim amans,antis 'que ama'. Já esposa no diacronismo antigo siginifca algemas.

A verdade é que as amantes sempre figuraram como as mais lascivas. E as esposas as recatadas. Ora, até porque se mostrasse muita voluptuosidade o marido poderia achar que não tinha contraindo laços com uma mulher honesta. E esse estereótipo até hoje é reforçado na literatura e no cinema. Ontem mesmo assisti ao filme Perdas e Danos e isto fica evidente.

Mas as relações estão bem mudadas hoje. Se faz sexo não só antes do casamento, como também antes do namoro. E ter caso não é privilégio dos comprometidos. Solteiros também os têm. Caso é o sexo sem amor, é o sexo sem compromisso. Amantes não, estes se amavam como bem diz a palavra. E as mulheres podem ser, sem dores de cabeças, esposas e amantes ao mesmo tempo. Tanto melhor se assim forem.

E por que, mesmo com todas as mudanças, ainda existe a traição?

Porque, como diria Nelson, "a fidelidade devia ser uma virtude facultativa".