exquisioTeorias

Esquizofrenias & Esquisitices

quinta-feira, julho 07, 2005

Melinda e eu

No meu primeiro dia de férias fui o cinema com uma amiga. Assisti Melinda e Melinda , o mais recente filme do Woody Allen. Dos poucos que assisti dele, foi o que mais gostei.

Quatro pessoas conversam num bar. Um escreve sobre tragédias, outro sobre comédia. Um terceiro conta uma história que aconteceu com pessoas que conhece. O cara da tragédia conta a sua versão e o da comédia a sua. E o filme é isso, as duas histórias de Melinda, de dois pontos de vista distintos. É engraçado ver como elementos e situações de uma mesma história podem ser interpretados de maneira diferente e como uma mesma história pode ser dramática ou cômica.

Associei isso ao conto que aqui publiquei. Escrevi (in)Decisão como uma comédia. Está bem, uma tragidcomédia. Para mim a história parecia engraçada. Afinal, quem quer se matar não pensa em tudo aquilo. Alguém me disse que o conto era psicótico. Então disse que eu era, afinal, achei graça. Outro que era dark (o ombudasman). Concordo que o tema suicídio é deprê. Mas os elementos é que fazem o humor. E humor é como gosto, não dá para discutir. O humor de Allen não é para mim. Hoje foi a primeira vez que ri nos seus filmes. Um amigo achou graça no Mainardi, eu acho graça em Nelson Rodrigues (adoro aquele conto que a vizinha começa a colocar minhoca na cabeça da mulher que o marido a trai, a outra argumenta que ele só trabalha e a única coisa que faz é ir ao estádio assistir futebol aos domingos. A vizinha peçonhenta começa a colocar na cabeça da mulher que aí tem. Então as duas vão ao estádio num domingo. A mulher pede que anuncie o nome do marido no auto-falante. Chamam, chamam e nada dele aparecer. O jogo acaba, o estádio esvazia. Nada do homem. As duas vão embora. A mulher está desolada, a vizinha triunfante, como quem diz "não te falei?". Quando vão atravessar a rua, a vizinha é atropelada. A outra corre ao seu encontro. O sangue escorre de seu corpo. A mulher se abraça nela e chorando e rindo ao mesmo tempo diz: BEM FEITO, BEM FEITO). Acho maravilhoso! Dava gargalhadas quando vi isso em A vida como ela é.

Mas cada um tem seu ponto de vista. Cada um tem a sua visão de Melinda...