exquisioTeorias

Esquizofrenias & Esquisitices

segunda-feira, abril 04, 2005

Teoria nº 8

Tenho uma teoria de que o ser humano é filha da puta por natureza. Já reparou como nos acostumamos com todas as situações. Suportamos a distância de pessoas queridas, da família e até mesmo de quem amamos.

Conseguimos sobreviver às ausências, suportamos a perda definitiva ou não. A vida sempre continua depois da morte, de uma separação. Apesar de muito consolador, acho tudo isso uma filhadaputice sem tamanho, pois vai contra tudo o que a gente deseja, luta e sonha.

Estamos sempre em função de conviver bem com as pessoas, de ter quem amar, de manter-se no seio da família apesar das dificuldades de convivência que temos pelo simples fato de habitar a mesma casa ou viver com pessoas que não temos afinidades, mas que nos acostumamos com elas pois fazem parte da nossa vida desde que nascemos. E até mesmo pelo excesso de intimidade.

Falei para um amigo de algumas coisas que meu psicólogo me falou e ele achou o profissional um pouco mau. Pois falei desta minha teoria para ele, procurando um embasamento, e ele me disse que isto acontece quando estamos saudáveis. Realmente, no bom sentido, meu psicólogo é mau. Mas aí está, a psicologia tem razão, o que mostra mais ainda o quanto somos cretinos e de certa forma auto-suficientes. Mas a verdade é que vivemos de substituições. Trocamos as pessoas por outra, para que a gente não se sinta sozinho. E aí mais um defeito inerente à condição humana: o egoísmo. Mas eu sou assim, você é assim. Somos todos assim, e nos alivíamos com isto, pois também é típico da gente não ter peso na consciência quando outros agem como nós.