exquisioTeorias

Esquizofrenias & Esquisitices

sexta-feira, maio 28, 2004

Teoria nº 2

Esta é de uma autoria de uma professora de filosofia que me deu aula.

As mulheres é que são machistas.

Afinal, os homens em sua maioria, são criados por elas. E acho que isso tem mesmo um fundamento. É claro que durante a criação, os papéis sexuais devem ser bem definidos, pois o ser humano durante sua formação precisa de referências. Mas algumas coisas são puramente machistas. Os outros comportamentos são adquiridos ao longo dos anos, com a convivência com outros seres do mesmo sexo.

Tem uma frase do mestre, que é super machista. Nelson Rodrigues diz que "Toda mulher gosta de apanhar. Só as neuróticas reagem. O homem é que não gosta de bater."

Conheço mulheres que odeiam essa frase, aliás, Nelson foi muito odiado em sua época, pois ele colocava a verdade nua e crua e nem sempre, aquela sociedade cheia de pudores e preconceitos, gostava de se ver exposta, preferiam a vida hipócrita e falsária que levavam.

Reconhecendo que as mulheres são machistas e esclarecendo que não gosto de apanhar: a frase é genial. Não pelo contexto em si, mas pela genealidade literária, pela filosofia do cotidiano, que consegue ser simples e ao mesmo tempo riquíssima. Não dá nem para comparar com aquela que diz que "Em mulher não se bate nem com uma petála de rosa". Apesar de ser mais delicada e retratar melhor o que as mulheres pensam (pois acho que a grande maioria não gosta de apanhar), é muito pobre, não tem lirismo.

Mas voltando ao machismo, a convivência com os homens nos torna mais machistas ainda. Pelo menos me sinto em alguns aspectos. É um ciclo: as mulheres casam, convivem com homens, se tornam mais machistas, tem filhos, os criam machistas e por aí vai...

Mas quem me fez admirar Nelson Rodrigues foi o meu namorado, que é fã dele. Acabei gostando também e admirando a genialidade deste machista. Suas frases sim é que são teorias. São tão bem escritas, que mesmo quando não concordo com elas, as admiro. Que é o caso da frase que citei acima.

Ainda colocarei outras dele aqui, pois para cada assunto, com certeza ele teve uma idéia. Assim é Drummond que escreveu sobre muitos assuntos.